quinta-feira, 22 de fevereiro de 2007

3-4-5- ÉTICA ESPÍRITA: FILHOS, ETNIAS, ESTÉTICA


3 - ÉTICA DA EDUCAÇÃO DOS FILHOS

POSTULADO 18: Os pais são responsáveis diretos pelo desenvolvimento e melhoramento dos filhos através da educação; serão culpados se falirem nessa tarefa educativa.
Os maus filhos constituem prova para os pais pois que simpatias e antipatias compõem o universo familiar; isso não é justificativa para que os pais transfiram suas responsabilidades educacionais para as escolas e para a sociedade em geral, aonde psicólogos, pedagogos, psicopedagogos ou quaisquer outros profissionais habilitados assumiriam as funções reservadas aos genitores.

4 - ÉTICA DA COMPOSIÇÃO DAS ETNIAS E DAS RELAÇÕES ÉTNICAS

POSTULADO 19: Povos e etnias são agrupamentos de espíritos simpáticos ou afins uns aos outros; é uma realidade espiritual a distinção étnica entre os povos, segundo o estágio evolutivo dos grupos que se unem em etnias.
As relações interétnicas, do ponto de vista reencarnatório, devem ser instrumento para as etnias se entreajudarem para o desenvolvimento de todos os povos: a escravidão, a exploração e o domínio de um povo sobre o outro são desrespeitos às leis divinas, puníveis pela reencarnação.


5 - ÉTICA DA ESTÉTICA

POSTULADO 20: A beleza do corpo e a perfeição de suas formas não tem relação direta ou essencial com o grau de evolução do espírito que nele habita.
Espíritos imperfeitos encarnam em corpos perfeitos tanto quanto espíritos perfeitos encarnam em corpos disformes: a beleza do corpo não expressa necessariamente a condição da alma.
A Estética tem fundamento moral: há rostos belíssimos com espíritos imperfeitos, geradores de antipatias; há rostos feios com espíritos bons e até perfeitos.
Leon Denis, discípulo e continuador de Allan Kardec, afirma ser a lei de desenvolvimento (também chamada de lei do progresso ou de evolução) uma lei por excelência de estética: Estética Divina para toda a Sua obra criada.
[1]
____________________________________________________
[1] DENIS H. O Problema do ser, do destino e da dor. 29ª ed. Brasília:FEB. 2006

Nenhum comentário: