quarta-feira, 21 de fevereiro de 2007

SISTEMAS ÉTICOS PARTICULARES - 3


c) Ética cristã medieval


A Ética Cristã tem por fundamento a moral e os mandamentos dados por Deus, o que significa sustentar-se no dever e obediência.


c.1 - Ética Religiosa


A Ética religiosa tem por virtudes supremas ou teologais a fé, a esperança e a caridade; assume as virtudes morais, fundamentais ou cardinais platônicas de prudência, fortaleza, temperança, justiça.


c.2 - Ética Cristã Filosófica


Os referenciais mais importantes são Aurélio Agostinho (354-430) e Tomás de Aquino (1226-1274).

d) Ética Moderna


d.1 - Ética Católica
A moral oficial da Igreja no período compreendido entre os Concílios Vaticano I (1870) e
Vaticano II (1965) se fundamentam:


d.1.1) na castidade ou virtude moral repressora de qualquer ato interior ou exterior dirigido a um prazer desordenado.
A castidade se divide em juvenil (a que se mantém por todos antes do casamento), a conjugal (aquela praticada por todos os cônjuges excluindo todo ato sexual ilícito e moderando o ato sexual lícito), da viuvez (abstinência sexual a ser mantida pelas pessoas viúvas), a virginal (exclusão de todo ato sexual).
O vício oposto à castidade é a luxúria, ou seja, prazeres e desejos voluptuosos e que se dividem em luxúria consumada e não consumada (atos completos e incompletos), natural e inatural (atos aptos à geração= fornicação ou atos não aptos à geração = polução), diretamente voluntária e indiretamente voluntária (de acordo com a participação ou não participação da vontade nos atos luxuriosos.
A luxúria natural, ou seja, atividade sexual possibilitadora da geração pode ser de seis espécies: fornicação (relação sexual entre homem e mulher solteiros com consentimento de ambos), adultério (união sexual entre pessoas de sexo diferentes, onde uma das duas é casada), incesto (relação sexual entre pessoas consangüíneas ou afins nos graus proibidos pelo matrimônio), estupro (violência a uma virgem ou violenta opressão a qualquer mulher para relação sexual), rapto (conduzir violentamente uma mulher de um lugar a outro para satisfazer à vontades de alguém), sacrilégio carnal (profanação por ato venéreo= sexual de pessoa consagrada a Deus, de objeto ou lugar sagrado).


d.1.2) na virgindade, ou seja, ausência de ardor da concupiscência presente para a consumação dos prazeres corporais ou prazeres venéreos.


d.1.3)no matrimônio.

d.2 - Ética Protestante

Sintagma criado e desenvolvido por Max Weber (1864-1920) para compreender o “espírito do capitalismo” possivelmente fundado na Ética do Protestantismo.


d.3 - Ética Antropocêntrica

Sucessora da sociedade feudal da idade média européia; a religião e a igreja católica perdem sua função de guiar o mundo; advento da Reforma Protestante; o homem é o centro da política, da ciência, da arte e da moral.

d.4 - Ética de Immanuel Kant (1724-1804)

Para Kant, no campo do conhecimento, é o objeto que gira ao redor do sujeito e não o sujeito que gira ao redor do objeto; no campo moral, o sujeito é legislador de si mesmo, ou seja, é ativo e criador da moral; comportamento moral só é possível a um sujeito livre e autônomo.

Nenhum comentário: