quarta-feira, 21 de fevereiro de 2007

SISTEMAS ÉTICOS PARTICULARES - 1


Vários pensadores e filósofos, em diversas áreas do conhecimento, criaram sistemas de ética, uns e outros influenciando mais ou menos filosofias, ciências, religiões e profissões.


a) Sistema de ética utilitarista

O sistema de Ética Utilitarista é o sistema de direito, moral e religião naturais cujos representantes clássicos são: John Locke (1632-1704), filósofo político e crítico da doutrina cartesiana das idéias inatas, é um dos representantes do empirismo inglês; Gottfried Wilhelm Leibniz (1646-1716), filósofo político reacionário ao dualismo cartesiano e ao empirismo inglês; Jean Jacques Rousseau (1712-1778), considerado o expoente máximo do ilustricismo francês, escreveu sobre história, música, pedagogia, política, metafísica, religião; Immanuel Kant (1724-1804), filósofo, matemático e teólogo é o criador da Filosofia Crítica e fundador de um sistema ético centrado em um único princípio supremo a que chamou de Imperativo Categórico, ou seja, um metaprincípio ou princípio supremo da moral e da moralidade, estabelecido a priori (anterior à experiência dos sentidos) e do qual derivam todos os demais princípios e obrigações ou deveres humanos; e Gotthold Lessing (1728-1781), crítico, dramaturgo e filósofo, é considerado o expoente máximo do iluminismo alemão e sua principal obra é A educação do gênero por meio da revelação divina.

O sistema de ética utilitarista posteriormente é implantado na Inglaterra com Jeremias Bentham e John Stuart Mill, o divulgador da Filosofia e da Religião Positivista de Augusto Comte no mundo inglês.


Os conceitos centrais da ética utilitarista, tidos como forças ou formas sociais da “máquina da sociedade”, são o autodesenvolvimento, trabalho, propriedade, associação ou corporativismo, matrimônio.


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