quinta-feira, 22 de fevereiro de 2007

2 - ÉTICA ESPÍRITA PARA OS LIMITES HUMANOS

(Foto:Chico Xavier na juventude)
POSTULADO 6: Existe limite divino para a curiosidade da pesquisa humana sobre o princípio das coisas.
Por maiores sejam as conquistas científicas no conhecimento do universo, faltam aos seres humanos sentidos para conhecer e compreender o mistério das coisas.
Os conhecimentos científicos são permitidos por Deus para que sirvam ao desenvolvimento humano; nenhum limite divino será ultrapassado pela curiosidade ou pela tecnologia humana.
A revelação é um ato da vontade divina, segundo a qual pode ser permitido o desocultamento de algum véu que auxilia no conhecimento e na compreensão do passado e do futuro humanos; mas, por ser ato da vontade divina, nenhuma pessoa humana tem o poder ou controle sobre as revelações permitidas por Deus.

POSTULADO 7: A intelectualização da matéria só é possível pela união entre ela e o Espírito, mediada pelo fluido cósmico universal ou força nervosa do Criador.
A matéria é o princípio material e o espírito é o princípio inteligente do Universo – uma e outro criados por Deus.
O princípio do cuidado nasce quando o espírito, mergulhado no fluido universal ou força nervosa do Criador, atua com e sobre a matéria, utilizando-a como agente, intermediário, auxiliar.
Pode-se dizer que o universo tem quatro princípios:
Princípio Primeiro: Deus, criador e pai de todas as coisas.
Princípio segundo: o Espírito ou princípio inteligente.
Princípio terceiro: a matéria ou fluido cósmico universal do qual são criadas e co-criadas todas as coisas.
Princípio quarto: o cuidado, seja a ação de Deus para com a sua obra criada seja o que deve aprender a pessoa humana em sua relação com a obra divina.
A mediação entre Deus e a Sua obra, entre o Espírito e a matéria é a própria energia divina ou força nervosa do Criador que alimenta tudo o que existe.

POSTULADO 8: Cuidado é o princípio de eternização da vontade divina.
O princípio de cuidado está em que o Espírito usa da força nervosa de Deus ou fluido cósmico universal para co-criar, responsabilizando-se ad infinitum pelas obras realizadas, sempre temporárias porque somente Deus usa a sua força nervosa materializada no fluido cósmico universal para criar por toda a eternidade.

POSTULADO 9: Unicidade é fundamento de todas as coisas conhecidas e percebidas pelo homem e pela mulher.
Generalidade ou particularidade são distorções dos limites perceptivos humanos diante da unicidade imanente a tudo o que existe.
Uno é qualidade imanente de Deus e tudo quanto cria: Deus é indivisível, não é particular nem geral.
O maior limite da inteligência humana está em não conseguir compreender a unidade e a unicidade imanente a tudo no universo: não existe simples, complexo, único e diverso. Tudo é Uno.

POSTULADO 10: Tudo no universo está ocupado pelo fluido cósmico universal ou força nervosa de Deus.
Não existe vácuo, vazio no universo: conforme anteviu o apóstolo Paulo, em Deus nos movemos e existimos.
O espírito criado co-cria utilizando-se do fluido cósmico universal e é responsável pelas edificações que faz: novamente subjaz o princípio de cuidado do homem e da
mulher para com o uso que fazem da matéria divina para as co-criações humanas.

POSTULADO 11: O princípio vital que animaliza os corpos orgânicos, incluindo-se o corpo humano, é uma das modificações do fluido cósmico universal ou matéria universal primitiva.
Segundo as espécies, há modificação na quantidade esgotável desse princípio vital cuja fonte é a matéria universal primitiva: esse princípio vital é o que chamamos vida quando ligado ao corpo. Qualidades da vida ou do princípio vital ligado ao corpo são: vitalidade, movimento, atividade.
Cessada a atividade e o movimento produzidos no corpo animalizado pelo princípio vital que une princípio inteligente e princípio material para intelectualizar a matéria orgânica ocorre o processo de morrer, figuradamente estudado no conceito de morte.
Nas espécies vegetais e animais não humanos existe vida orgânica animalizada; na espécie animal humana existe vida orgânica intelectualizada.

POSTULADO 12: A inteligência humana é uma faculdade própria de cada pessoa, constituindo sua individualidade moral.
Inteligência, raciocínio, moralidade (juízo moral) constituem o que denominamos intelectualidade; inteligência sem raciocínio e sem moralidade é instinto.
Instinto varia segundo as espécies e às necessidades inerentes a cada uma delas.
Atos instintivos e atos inteligentes são reconhecidos pela presença ou ausência de moralidade e raciocínio.

POSTULADO 13: O materialismo, sob quaisquer aspectos e teorias com os quais se apresente, é uma aberração da inteligência humana.

POSTULADO 14: A alma é espírito encarnado; após a morte é espírito.
Além das conquistas morais e das lembranças afetivas que deixa aos que ficaram, o espírito não leva nada do mundo histórico, terreno ou corpóreo que deixa pela fatalidade da morte.
Por mais necessárias sejam as coisas do mundo histórico, perante o mundo espiritual são futilidades; o esforço da alma deve ser o de utilizar todas as suas energias para desenvolver-se pois que era espírito antes de encarnar-se e tornará a sê-lo após a morte do corpo.

POSTULADO 15: A reencarnação é a lei operacionalizadora da justiça, da bondade e da misericórdia divinas.
O postulado ético da reencarnação introduz a obrigatoriedade de uma nova forma de organização da sociedade humana na terra, alterando os modos de relação da pessoa consigo mesma, com os outros, com o mundo as coisas.
O melhoramento progressivo (sem possibilidade de retrogradamento) da humanidade pela reencarnação se dá segundo o adiantamento intelecto-moral das pessoas e não modos de produção econômica ou por revoluções tecnológicas.

POSTULADO 16: As paixões humanas são sinais de desenvolvimento da consciência da individualidade humana e não de perfeição.
Se desenvolvimento é sinônimo de diferenciação e de aperfeiçoamento, as paixões diferenciam a humanidade da animalidade, mas nem sempre expressam o seu aperfeiçoamento.
Se o obstáculo à perfeição são as paixões humanas, também são o motor que desenvolve a consciência humana rumo àquela perfeição.
Em suma, as paixões humanas não são boas nem más.

POSTULADO 17: A não atenção ao princípio de cuidado, durante a vida terrena, aumenta a extensão das tribulações e dificuldades nas existências futuras, assim como a atenção ao princípio do cuidado reduz ou elimina tribulações e dificuldades.
Esse princípio será o limite para a felicidade ou para a infelicidade humana na terra e, também, a medida para o adiantamento ou para o retardamento do espírito.

Nenhum comentário: