quarta-feira, 21 de fevereiro de 2007

SISTEMAS ÉTICOS PARTICULARES - 2

(Estátua de David feita por Michelângelo, Basílica de São Giovanni -Roma)


Vários outros sistemas de ética podem ser enumerados e subdivididos, segundo determinadas Escolas de Pensamento e segundo os estudiosos, em diversos momentos históricos:


b) Ética grega


b.1 - Ética Sofística
A Ética Sofística tem por fundamento preparar o cidadão, a pessoa política para exercer o seu papel na polis (cidade-estado).


Os Sofistas são os criadores do pragmatismo e do humanismo (homem como centro ou medida de todas as cosias); da idéia de progresso e de evolução cultural mediante esforço humano ou trabalho; do domínio humano da natureza pela imitação, resultando na desdivinização da natureza; da concepção de necessidade como motor que desperta a inteligência e a vontade.
A Ética Sofística funda a Teoria Geral do Estado e da Sociedade como criações da vontade dos homens.
Duas concepções de Estado e Direito estão presentes na Ética Sofística, determinando a moral sofística: a primeira diz que Estado nasce de um contrato em que cada um garante o que lhe pertence; a segunda diz que o Estado é a expressão do domínio de uns sobre os outros, a lei da vontade do mais forte, resultante da luta pelo poder que dá origem à existência social.
Segundo a moral sofística a diferença natural entre os homens é a diferença entre fortes e débeis, vencedores e vencidos; a religião e a crença nos deuses é criação humana, inventada por homens de Estado para dominar os mais fracos.


b.2 - Ética Socrática

Tem por fundamentos a autonomia, a responsabilidade e a espontaneidade.


b.3 - Ética Aristotélica

Tanto quanto a Socrática, tem por fundamentos a autonomia, a responsabilidade e a espontaneidade.


b.4 - Ética Cínica
Da Escola de Filosofia Cínica, fundada por Antístenes para o qual a arte de viver é viver segundo o estado da natureza; o supremo bem é a independência interior, a liberdade, a ausência de toda necessidade, a insensibilidade ao prazer e à dor.
A Ética Cínica tem por fundamentos morais o repúdio a qualquer convenção, inclusive o sentimento de pudor e o repúdio à escravidão.


b.5 - Ética Epicurista
Da Escola de Filosofia Epicurista, fundada por Epicuro de Samos (341-270a.C) para o qual o entendimento e o conhecimento procedem unicamente dos sentidos.
Para a Ética Epicurista a arte e o gozo da vida está no prazer, basicamente corpóreo: este prazer significa busca da serenidade ou ausência de perturbação norteadora da conduta humana. O encontro da serenidade se dá pelo autodomínio e auto-suficiência; portanto, o
prazer epicurista não é satisfação imediata e transitória.
A Escola Epicurista tem por seguidor romano Tito Caio Lucrécio (98-55aC).


b.6 - Ética Estóica
Da Escola Estóica, fundada por Zenão de Cítio (336-264aC).
Estóico vem de stoa, o pórtico (sala policromada de colunas) aonde ensinava Zenão.
Os seguidores da Ética Estóica em Roma foram Marco Túlio Cícero (106-43aC), Sêneca (45aC – 65 dC), Epíteto (aproximadamente 50-130) e Marco Aurélio (121 – 180 dC).
Para os estóicos gregos não existe luta entre espírito e matéria porque só existe uma natureza: a essa doutrina de pensamento nomeia-se monismo.
A moral estóica ou heroísmo moral tem por fundamentos: resignação à realidade e às circunstâncias sem alteração com os acontecimentos existenciais; razão correta segundo a natureza; ordem para o trabalho bom; proibições para evitar o mal.

Nenhum comentário: