quarta-feira, 21 de fevereiro de 2007

O QUE É ÉTICA

E o que é Ética? Diante de tal pergunta há apenas disssensos conceituais.

A palavra ética tem duas origens etimológicas: do substantivo latino ethica significando parte da filosofia que estuda a moral; e do adjetivo grego ēthikós e do feminino singular ēthike significando ético, relativo à moral; ēthicá significando tratado sobre a moral, ética.


Conexo ao prefixo grego êthos significando modo de ser, caráter, índole, temperamento; ethos significando hábito, costume.
[1]

Das origens latina e grega da palavra tem-se pelo menos quatro Escolas de Pensamento com concepções diferentes de Ética:


a) Ética é a ciência da moral; portanto, não normativa, não prescritiva, não valorativa; é teoria da moral.
Nessa concepção, ética é a teoria ou ciência do comportamento moral do homem e da mulher em sociedade, ciência da moral cujo objeto de estudo é o mundo moral;
[2] “parte da filosofia responsável pela investigação dos princípios que motivam, distorcem, disciplinam ou orientam o comportamento humano, refletindo especialmente a respeito da essência das normas, valores, prescrições e exortações presentes em qualquer realidade social”.[3]

b) Ética e moral são sinônimos. Nessa concepção Ética prescreve, normatiza, dita regras de conduta, julga.


c) Ética como arte de viver ou estética da existência, a conduta original do indivíduo. A defesa conceitual dessa concepção é mais conhecida na obra de Michel Foucault aonde ética não é ciência da moral nem sinônimo de moral, mas é o governo de si, a organização de si apoiada na sensibilidade (na Estética) e desenvolvida mediante capacidade continuamente renovada de julgar, de diferenciar e modificar as teias de poder. Entretanto, o sistema filosófico do terceiro conde de Shaftesbury (1671-1713) funde Ética e Estética, ou seja, Ética é Estética da existência.


d) Ética ou Filosofia moral.


Não raro, estudiosos e profissões misturam as concepções a ponto de os Códigos de Deontologia se chamarem erroneamente de "Código de Ética"; sem aprofundar a linha de pensamento de Shaftesbury retomada por Michel Foucault e sem sistemática inclusão do estudo da Estética, subárea da Filosofia, não estará longe a proposta de substituir o nome daquele Código para Código de Estética.


Outras concepções correntes dizem que Ética é reflexão filosófica sobre moralidade; ciência da práxis ou antropologia filosófica da práxis e, como tal, uma ciência deontológica; ciência do comportamento humano.


No universo humano das convenções e dos verbalismos, nenhum dos vários e particulares sistemas éticos existentes do mundo conseguiu, ainda, formar uma civilização cristã – se é que conseguiu formar uma civilização.

_________________________________________
[1] CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia. 12. ed. São Paulo: Ática. 2002.
[2] VÁSQUEZ, Adolfo Sanchez. Ética. 11 ed. São Paulo:Civilização Brasileira. 1989
[3] HOUAISS, Antônio. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva. 2000; p. 1271.

Nenhum comentário: