terça-feira, 6 de março de 2007

10.2 - ÉTICA DO TRABALHO


POSTULADO 52: O trabalho humano é toda ocupação útil com o duplo objetivo de conservar o corpo e desenvolver as faculdades do espírito.

O trabalho dos animais se limita ao objetivo de conservação do corpo; o trabalho humano provê as necessidades materiais (reais e não fictícias), intelectuais e morais.

Constituem contravenções à Lei de Deus a subestimação ou a superestimação do trabalho material e trabalho moral gerando desigualdades e iniqüidades sociais em que se refletem as convenções arbitrárias e de exploração pela divisão técnica e social do trabalho segundo supostos preconceitos sobre o que é superior e inferior.

Desenvolvimento material decorre da educação material para satisfação de necessidades materiais, ligadas à conservação do corpo.
Desenvolvimento intelectual decorre da educação intelectual, ligada ao pensamento e à razão.

Desenvolvimento moral decorre da educação moral, ligada à formação do caráter e de hábitos saudáveis.

POSTULADO 53: Quanto maior a desobrigação humana de satisfazer suas necessidades materiais com o próprio trabalho material maior é a obrigação de satisfazer as necessidades morais, próprias e dos outros, ajudando na satisfação das necessidades materiais de quantos dela necessitem.

Se, pela posse de bens, a pessoa não depende de seu trabalho e de sua atividade para alimentação, segurança e bem estar do corpo, a natureza de seu trabalho será mais moral que material: aperfeiçoar a inteligência própria e a dos outros é trabalho.

POSTULADO 54: Quem vive às expensas do trabalho dos outros, sem que exista algum limite físico ou mental para isso, contraria a Lei de Deus.

POSTULADO 55: A afeição recíproca e a ajuda mútua impõe aos pais a responsabilidade de trabalharem para os filhos tanto quanto aos filhos impõe a responsabilidade de trabalharem para os pais.

POSTULADO 56: O repouso é lei natural de reparação das energias do corpo e de liberdade para a inteligência.

POSTULADO 57: O limite do trabalho material é o limite das forças do corpo.

O repouso na velhice é uma condição natural pela limitação das forças do corpo; a lei de caridade impõe ao forte trabalhar para o mais fraco e a sociedade provê o papel da família, caso não a tenha.

POSTULADO 58: As sociedades humanas têm a obrigação de promover ocupação para todas as pessoas que precisam prover a sua existência por meio do trabalho.

A concentração de renda pela exploração de uns sobre o trabalho de outros, o desemprego, a precariedade do mundo do trabalho e as iniqüidades sociais provocadas por crimes e corrupções no campo do emprego e da renda são contravenções humanas à Lei de Deus.

POSTULADO 59: A desordem e a imprevidência socioeconômica decorrem do não cuidado das sociedades pela arte da educação moral das pessoas.

A educação moral forma o caráter da pessoa humana, mais que a educação intelectual e a educação escolar: o desastre social vem do fato de que, sem educação moral, os indivíduos são lançados à vida social com maus caracteres, maus hábitos, sem princípios morais desenvolvidos, sem respeito ao que é respeitável e entregues às suas próprias vontades e pulsões anti-sociais, imorais.

O bem estar social nasce da segurança de todos: esse bem estar se funda e se desenvolve pela educação moral das pessoas e somente por ela será garantido.

Nenhum comentário: